Reconhecimento de Grau para Bacharéis em Engenharia da Escola Politécnica da UFRJ em Portugal

Reconhecimento de Grau para Bacharéis em Engenharia da Escola Politécnica da UFRJ em Portugal

Os titulares dos seguintes graus acadêmicos conferidos pela UFRJ têm direito a procedimento de revalidação de suas graduações em Portugal:

  • Bacharelado em Engenharia Civil
  • Bacharelado em Engenharia Ambiental
  • Bacharelado em Engenharia Elétrica
  • Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação
  • Bacharelado em Engenharia Eletrônica e de Computação
  • Bacharelado em Engenharia de Produção
  • Bacharelado em Engenharia de Computação e Informação
  • Bacharelado em Engenharia Mecânica
  • Bacharelado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais

O processo de revalidação para os cursos supracitados concede Grau Acadêmico Português de Mestre, emitido pela Universidade do Porto.

A concessão do título de Mestrado em Portugal se dá em virtude de Portugal ser aderente à Declaração de Bolonha.

Declaração de Bolonha

A Declaração de Bolonha é um acordo aderido atualmente por 48 países que visa unificar o sistema de ensino, de maneira a possibilitar uma comparabilidade simplificada entre níveis acadêmicos de países distintos, a fim de facilitar e estimular os estudantes e pesquisadores a internacionalizar os seus estudos.

O Processo de Bolonha é o nome dado ao conjunto de procedimentos a serem realizados a fim de implementar a Declaração de Bolonha.

Com um título de Bolonha há simplificação do reconhecimento do grau em quaisquer dos países aderentes da Declaração, facilitando para inscrição em conselhos profissionais e ingresso em mestrados e doutorados.

Sistema de Bolonha

O ensino superior pelo Processo de Bolonha é dividido em três ciclos:

Licenciatura (1º Ciclo), grau de licenciado:

O primeiro ciclo tem duração normal entre seis a oito semestres. Tem uma carga horária de 5.040 a 6.720 horas (180 a 240 ECTS).

Mestrado (2º Ciclo), grau de mestre:

O segundo ciclo tem duração entre três a quatro semestres. Tem uma carga horária de 2.520 a 3.360 horas (90 a 120 ECTS).

Doutoramento (3º Ciclo), grau de doutor:

O terceiro ciclo varia entre dez semestres (quando não tem curso, e os semestres implicam na elaboração e defesa de uma tese) ou de seis a oito semestres (quando tem um curso e a elaboração e defesa de uma tese). Estes com curso, tem uma carga horária de 5.040 a 6.720 horas (180 a 240 ECTS).

Ciclo de estudo integrado (1º + 2º Ciclo): Mestrado Integrado

O ciclo de estudo integrado corresponde à unificação da licenciatura e do mestrado em um único curso, contínuo, que confere ambas as habilitações, de licenciado e de mestre. Aplica-se a cursos que qualificam estudantes para a prática de profissões específicas, tais como as de engenheiro, médico e psicólogo. Tem uma carga horária de 8.400 a 10.080 horas (300 a 360 ECTS). O ciclo integrado tem uma duração normal de dez a doze semestres.

Em decorrência da equivalência entre as cargas horárias dos cursos de bacharelado da Escola Politécnica da UFRJ e dos cursos de mestrado integrado da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), tais graus de bacharel são reconhecidos a grau de mestre em Portugal.

Assim, após a revalidação do grau, o titular poderá cursar o 3.º ciclo de doutoramento em Portugal, usualmente exigido para o magistério nas universidades públicas portuguesas.

Prazo

O prazo legal do processo de reconhecimento é de 90 dias úteis a partir do protocolo.

Acordo de Reciprocidade entre o CREA e a Ordem dos Engenheiros de Portugal

O CREA tem um convênio com a Ordem dos Engenheiros de Portugal que possibilita que os engenheiros com inscrição no CREA (com formação por qualquer universidade) se inscrevam na Ordem dos Engenheiros de Portugal de maneira simplificada. Entretanto, muitas empresas em Portugal exigem a revalidação do grau de engenheiro para a contratação, algumas chegam a prescindir a inscrição na Ordem e exigir somente a revalidação, outras exigem a inscrição na Ordem e prescindem a revalidação do grau. A posse de ambos poderá facilitar na procura por emprego em Portugal.

Considerações finais

A revalidação de grau em Portugal é possível para todos os cursos realizados no Brasil, mas na maioria dos casos o processo é significantemente mais dispendioso, havendo necessidade de se deslocar a Portugal para realização de exames e até de complementação dos estudos por período de 6 meses a 1 ano.

Para os engenheiros graduados na UFRJ, o procedimento pode ser feito integralmente à distância por intermédio de advogado, munido de procuração para os atos, sem necessidade de realização de exames e complementação dos estudos.

Contato

Para mais informações e contratações, estamos à disposição através do e-mail contato@andradepor.com .

Related posts